MARTIN GURFEIN

FOTOGRAFIA

Biografia




Nasce em Buenos Aires em 1963. Começa sua carreira na Fotografia em 1980. Trabalha como assistente e laboratorista para vários fotógrafos da época em Buenos Aires, entre eles Cesar Casco, Jose Luis Perotta, e Marcelo Zappoli. Em 1983, vai a São Paulo pela primeira vez para trabalhar no Laboratório de Eduardo Castanho, nas ampliações para a Exposição “Um ano sem Elis”, realizada no Centro Cultural SP. No mesmo período expõe pela primeira vez numa coletiva de fotografia, no MIS – Museu da Imagem e do Som.




Volta a Buenos Aires no final de 1983 e começa a trabalhar como fotógrafo para a revista Pelo, especializada em rock & roll. Faz coberturas fotográficas de várias turnês com bandas. Em 1985, fotografa o primeiro Rock in Rio para a revista 7 Dias da editora Abril Argentina. Durante esses anos participa ativamente da cena cultural de Buenos Aires que surge da clandestinidade no final da ditadura em 1983.



​Participa com ilustrações da mostra coletiva “20 anos de Psicodelia” no Centro Cultural San Martin, que celebra os 20 anos do lançamento do Disco Sgt Pepper, e da “Nuevos Talentos” em Cemento, um espaço de apresentações ícone da época. Realiza filmes em super 8 que exibe como cenografia na peça ‘La Mato de Mala Forma” de Gabriel Rosental. Trabalha junto com Vivi Tellas na Disco Palladium, com projeções de fotos experimentais. Colabora para o suplemento de cultura SI do jornal Clarin, a revista Rock & Pop, entre outras publicações. 




Em 1988 se muda definitivamente para São Paulo para trabalhar no primeiro projeto da Editora Perfil, no Brasil. No ano de 1990, monta seu estúdio fotográfico e trabalha como fotógrafo independente nas áreas comercial e editorial. Colabora para revistas como Boa Forma, Gula, Interview, Bizz, Playboy, entre outras. Em 2001 volta a trabalhar no segundo projeto de editora Perfil no Brasil, a revista Caras.




Nestes anos que mora no Brasil participa de várias exposições, em 1990, apresenta o audiovisual “8,45” no MIS. Em 2004 é selecionado no Prêmio Porto Seguro de Fotografia e expõe a instalação “X”, no Espaço Porto Seguro de Fotografia. Em 2005 expõe na Galeria Hogar Collection de Wiliamsbourg, NYC, fotografias de NYC após o 11 de Setembro. Em 2006 é selecionado no prêmio “descobrimentos” da Photo Espanha e participa da exposição coletiva desse mesmo prêmio no centro cultural Matadero de Madrid. Em 2007 expõe o trabalho “Letras”, na Galeria Ernesto Catena Fotografia Contemporânea, em Buenos Aires. Em 2008 participa da exposição coletiva “The Dreamy Dreamer“ na Galeria Hogar Collection, em NYC. Ainda no mesmo ano, participa também da SP-Arte/Foto com a Galeria de Babel. Em 2009 participa da SP-Arte com a Galeria de Babel, e da arteBA com a Galeria Ernesto Catena Fotografia Contemporânea.




1983 | Coletiva no MIS São Paulo, Brasil

1990 | Individual Audiovisual 8,45 no MIS São Paulo, Brasil

2004 | Individual “X” na abertura do prêmio Porto Seguro de Fotografia Porto Seguro, Brasil

2005 | Individual na Galeria Hogar Colection, Wiliamsbourg, NYC, EUA

| Coletiva Universo na Galeria Infinito São Paulo, Brasil

2006 | Finalista do prêmio descobrimento na Photo Espanha 06 Espanha

| Exposição dos finalistas no Centro Cultural Matadero Madri, Espanha

| Seleção oficial do Notodofotofest Espanha

2007 | Individual na Galeria E Catena Fotografia Contemporânea Buenos Aires, Argentina

| Coletiva Grupo Show na Galeria E Catena Fotografia Contemporânea Buenos Aires, Argentina

2008 | Coletiva The Dreamy Dreamer na Galeria Hogar Colection, Wiliamsbourg, NYC, EUA

| SParte Photo na Galeria de Babel São Paulo, Brasil

2009 | SParte na Galeria de Babel São Paulo, Brasil

| ArteBA na Galeria E Catena Fotografia Contemporânea Buenos Aires, Argentina